«Um dos objetivos principais do atelier de expressão plástica é o de proporcionar uma experimentação diversificada de suportes, materiais e técnicas das artes plásticas de forma a promover o potencial criativo e imaginário da pessoa com Síndrome de Asperger.»
 
Sónia Moreira Monitora de Expressão Plástica

Exposições realizadas por jovens integrados nos projetos da APSA.

A Luz do Teu Olhar

O ano de 2016 foi proclamado pelas Nações Unidas e promovido pela Unesco como o Ano Internacional da Luz. Inspirada neste tema, a APSA propôs um projecto intitulado “A luz do teu olhar”, onde os jovens com Síndrome de Asperger da Casa Grande desenvolveram aptidões nas áreas artísticas e criativas relacionadas com a Fotografia.

Os jovens realizaram o processo de Cianotipia, onde utilizaram objectos do seu gosto e também as suas próprias fotografias tiradas aquando a actividade da pinhole.

Durante o decurso de todo o projecto, os jovens através da prática artística da fotografia, puderam desenvolver as capacidades de interação social, estimular a comunicação criativa e imaginativa, promover o diálogo e o sentido critico e sensibilizar o público em geral para as qualidades e características do Síndrome de Asperger que se apresentam neste exposição.

Recortes - Pedro Dias

A inauguração da exposição "Recortes (Cola, Papel e Tesoura)" do Pedro Dias foi no dia 17 de Março de 2016, às 16h, na Casa Grande, em Benfica.
A propósito desta exposição o Pedro afirmou: "Os temas da exposição baseiam-se na minha vida real, porque ando a tirar a carta de condução, o mestrado em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Estão também relacionados com a minha frequência no Atelier de Expressão Plástica na Casa Grande, mas esta exposição foi criada, pensada e organizada no Treino de Competências Artísticas que frequento à terça-feira na Casa Grande."

"Para criar estas colagens, fiz pesquisas em várias revistas, jornais e utilizei a Internet para procurar instrumentos musicais. Depois foi fazendo recortes das imagens que estavam nas revistas e colei-as numa folha de papel A3. Das imagens da Internet, utilizei as suas formas e recortei-as em papel de várias cores que também usei neste trabalho."

"Os temas principais desta exposição são: Harmonias Musicais que estão relacionadas com as estações do ano, Preto e Branco que está relacionado com as cores preferidas, o Código da Estrada, onde fiz várias colagens sobre este tema e, por último, as Orquestras Musicais sobre vários grupos de instrumentos."

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Últimas Notícias

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Eventos

Maro 2017
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2