Sobre o uso de cookies

Projetos INR chegaram ao fim a todo o vapor

Com muito empenho e entusiasmo dos jovens, os três projetos cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR 2019, I. P., chegaram ao fim:

No projeto Diálogos com a Cerâmica: Após a peças vidradas, os azulejos acabados de sair da mufla, as formas de barro para pintar, assim como as loiças com decalque cerâmico, já preparadas para cozer, a APSA levou os jovens à Oficina do Castelo. Ali, as mestres ceramistas Suzana Barros e Vera Teotónio Pereira receberam-nos com todo o carinho e dinamizaram uma tarde de modelagem de barro. A partir da observação de vegetais e frutos, os jovens modelaram o barro com criatividade e empenho. Esta atividade teve como intenção despertar os jovens para a visita que decorreu no dia 29 de novembro, sexta-feira, ao Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Entretanto os jovens juntaram todos os trabalhos produzidos para a mostra final no salão nobre da Casa Grande, chegando-se assim ao fim deste projeto. 

No projeto Autonomia Funcional Comunitária: O nosso jovem Bruno Mendes concretizou na perfeição a sua ida aos correios. O ganho de autonomia nas tarefas do dia-a-dia, incentivando a interação social das pessoas com Síndrome de Asperger, é um dos objetivos deste projeto. Assim, mantêm-se ou melhoram-se as competências comunicacionais, ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade de vida dos nossos jovens. Além disso, acompanhámos uma atividade habitual dos nossos jovens, sempre direcionados pela mediação e em cooperação com a equipa residente, quando vão à Aldeia Hípica Fonte Caspolina, em Oeiras. Ali cuidam, escovam, preparam a comida para os animais, limpam o espaço e fazem volteio a cavalo. Assim, chegámos ao fim do nosso projeto, agradecendo a todos os que tornam estas atividades de autonomia funcional e comunitária possíveis.

No projeto Passo a Passo: Em redor da nossa relva, a topiaria já está pronta a ser plantada, após a poda do chá pelos jovens da Casa Grande. Para a plantação temos tido a ajuda de voluntários para trabalhar em conjunto com os jovens neste projeto. Quem também nos tem ajudado muito é a nossa voluntária Francine, a quem a APSA agradece o excelente trabalho que tem desenvolvido no Atelier de Jardinagem.

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Eventos

Agosto 2020
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6