Proposta da APSA - Implementação do PIT
Como vai ser agora?». Esta é a questão que se coloca à escola e a tantos pais e encarregados de educação, quando termina a escolaridade obrigatória. Este é sempre um momento de confronto com uma realidade que muitas vezes transporta incertezas, dúvidas e ausência de soluções. É, por isso, que no contexto de uma escola inclusiva, o Plano Individual de Transição (PIT) assume-se como instrumento fundamental para planear e preparar os alunos para a pós-escolaridade obrigatória, com uma intervenção adaptada a cada situação, que vá ao encontro das necessidades e expectativas, no respeito pela individualidade de cada aluno.
Foi com esta introdução que aceitámos o desafio lançado pelo Professor Doutor João Costa, Secretário de Estado Adjundo e da Educação, para a elaboração deste Guião que hoje vos apresentamos.
Este trabalho pretende ser um instrumento facilitador na construção do plano de transição dos jovens da escolaridade obrigatória para a vida ativa, numa sociedade que se acredita ser inclusiva.
A todos os que nele trabalharam e participaram o nosso Bem Hajam!
Nota: Podem aceder ao documento no portal da DGE https://www.dge.mec.pt/publicacoes-da-dseeas em Outras Publicações, no final da página. O guião contém links (em azul) para os testemunhos que gentilmente enriqueceram este trabalho.