Sobre o uso de cookies

MB Way | 96 104 12 14

Lançamento do Guião para Implementação do PIT - Uma proposta da APSA

Proposta da APSA - Implementação do PIT

Como vai ser agora?». Esta é a questão que se coloca à escola e a tantos pais e encarregados de educação, quando termina a escolaridade obrigatória. Este é sempre um momento de confronto com uma realidade que muitas vezes transporta incertezas, dúvidas e ausência de soluções. É, por isso, que no contexto de uma escola inclusiva, o Plano Individual de Transição (PIT) assume-se como instrumento fundamental para planear e preparar os alunos para a pós-escolaridade obrigatória, com uma intervenção adaptada a cada situação, que vá ao encontro das necessidades e expectativas, no respeito pela individualidade de cada aluno.

Foi com esta introdução que aceitámos o desafio lançado pelo Professor Doutor João Costa, Secretário de Estado Adjundo e da Educação, para a elaboração deste Guião que hoje vos apresentamos.

Este trabalho pretende ser um instrumento facilitador na construção do plano de transição dos jovens da escolaridade obrigatória para a vida ativa, numa sociedade que se acredita ser inclusiva.

A todos os que nele trabalharam e participaram o nosso Bem Hajam!

Nota: Podem aceder ao documento no portal da DGE https://www.dge.mec.pt/publicacoes-da-dseeas em Outras Publicações, no final da página. O guião contém links (em azul) para os testemunhos que gentilmente enriqueceram este trabalho.

 

 

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Livro de Reclamações

A APSA está registada no livro de reclamações on-line